TV Porto Canal

Entrevista Dr. Eli Alves da Silva

Em viagem a Portugal, Dr. Eli Alves da Silva é entrevistado pela TV – Porto Canal sobre a decisão da Livraria Lello cobrar ingresso de seus visitantes.



Livravia Lello inspirou Harry Potter

A Livraria Lello é o segundo local mais procurado pelos Turistas em Portugal, só superado pelo Castelo de São Jorge, em Lisboa. As origens remontam a 1869, mas foi em 13 de janeiro de 1906 que foi inaugurado o novo edifício na Rua das Carmelitas, n.º 144, evento de enorme impacto cultural na cidade do Porto.

Adolescentes de vários países visitam a livraria todos os anos, não à procura de um livro, mas por causa da saga Harry Potter. Joanne Kathleen Rowling, a autora da história de feiticeiros mais célebre do mundo, viveu na cidade de Gaia e era cliente da Livraria Lello. As escadarias da Lello também são conhecidas por ser a inspiração das escadas de Hogwarts nos livros de Harry Potter, já que Rowling chegou a morar na cidade do Porto. Mas ao contrário da crença de alguns fãs, nenhuma cena foi filmada na livraria. Portugal foi marcante para Rowling. De 1991 a 1993, ela lecionou inglês na Encounter English, em Porto, onde conheceu um estudante português chamado Jorge Arantes, com quem se casou em agosto de 1992 e teve sua filha Joanne em 1993. Com o fim de seu casamento retornou ao Reino Unido, já com três primeira capítulos e notas para o livro. Segundo ela, em Porto foi onde escreveu seu capítulo favorito de A Pedra Filosofal, O Espelho de Ojesed. Segundo Rowling, o ambiente da Lello foi a sua inspiração para criar a livraria Floreios & Borrões, lugar mágico onde os estudantes compram seus livros para Hogwarts, e que aparece em cenas de A Câmara Secreta. Apesar disso, a livraria do filme não usou como locação o espaço original, deixando a versão de cinema um tanto quanto morta visto a beleza da verdadeira.

Antero Braga diz que a Livraria é mais procurada por estrangeiros do que por portugueses. A CNN a considerou como a livraria “mais bonita e cool” do mundo, o The Guardian e a Lonely Planet destacaram-na como a terceira mais bela do planeta e o Trip Advisor atribuiu-lhe o certificado de excelência. Os elogios acumulam-se, mas há 20 anos a livraria portuense, que resiste como sendo uma das poucas independentes no País, estava em falência técnica e em riscos de fechar. Antero Braga, proprietário da Livraria Lello tem em mãos um negócio que, em 2013, faturou de 1,2 milhões de euros. A partir de 23 de julho de 2015 a entrada na livraria custa três euros, que são descontados na compra de livros.

Características arquitetônicas

Concebido segundo projeto do engenheiro Xavier Esteves, a Livraria Lello é um dos mais emblemáticos edifícios do neogótico portuense. Trata-se de um conjunto em que a arquitetura e os elementos decorativos deixam transparecer o estilo dominante no início de século XX.

A fachada apresenta um arco abatido de grandes dimensões, com entrada central e duas montras laterais. Acima, três janelas rectangulares ladeadas por duas figuras pintadas por José Bielman, representando a Arte e a Ciência. Uma platibanda rendilhada remata as janelas, terminando a fachada em três pilastras encimadas por coruchéus, com vãos de arcaria de gosto neogótico. A decoração é complementada por motivos vegetais, formas geométricas e a designaçã

 
São Paulo/SP – Av. da Liberdade, nº 65 – 11º andar – 1.104 – Cep: 01503-000 – São Paulo – SP – Brasil    
Telefax: (011) 3116-1616
FILIAL:

Caraguatatuba/SP – Av. Pernambuco, nº 265 – CEP 11660-640 – (12) 3882-3162